sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Yule

Yule

Yule (solstício de inverno) comemorado dia 21 de dezembro no Hemisfério norte e dia 21 de junho no Hemisfério sul.
Yule é a noite mais longa e fria do ano, chegamos ao alge do inverno, as pessoas estão trancadas em suas casas, relaxando, contando histórias e compartilhando coisas boas entre sí. A partir deste momento é anunciado o nascimento do Deus sol, e o frio apesar de rígido, começará a declinar. A origem do natal deriva dos antigos costumes e ritos de yule, no qual era-se celebrado com grandes pinheiros decorados, muitas comidas, doces, assados e cozidos, mas com o surgimento das crenças judaico-cristãs, estas festas foram "convertidas" e remodeladas aos padrões mitológicos cristãos. 
Primeiro sabbath da roda do ano, Yule é a esperança de um novo tempo, abrindo caminhos para numerosas possibilidades.

Tradições de Yule
Certamente a tradição mais difundida neste sabbath é o "Pinheiro de Yule", os antigos acreditavam que o pinheiro representava a vida, pois continuavam vivos durante o mais rígido inverno. E les cortavam estas árvores e traziam para dentro de suas casas, decorando-as com simbolos que Expressasse seus pedidos.
A árvore de Yule hoje é representada pela árvore de natal, pode-se usar a decoração da mesma para sua árvore de Yule, temos a "Yule Log", tronco de Yule, no qual pegamos um tronco de madeira, enfeitamos com cores do sabbath, colocamos velas e fazemos nossos pedidos (o Yule Log é feito e queimado no próximo Yule).
Outro costume que usamos em nossos festejos modernos, que possuem raízes antigas, são o Give Away, na qual pegamos um objeto que não usamos mais, mas que possua grande valor pessoal e sentimental para nós, e o damos a quem Gostamos muito, em um gesto de bênçãos. 
Algumas tradições Wiccanianas realizam a queima de lenha de Yule, que é acesa antes do pôr do sol e mantido aceso até o amanhecer do dia seguinte.
Este é o momento de honrar o sol e o nascimento do Deus.

Mitologicamente
A Deusa era Anciã, agora passa a ser mãe dando a luz ao seu filho Deus sol, a Deusa novamente se renova e uma nova roda se inicia. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário