quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Lammas

Lammas

Lammas,(também conhecido como Lughnasad) é comemorado dia 1 de agosto no hemisfério norte, e dia 2 de fevereiro no hemisfério sul. Lammas marca o início das primeiras colheitas de grãos dos povos agrícolas, as frutas do verão estão amadurecendo e as hortas produzindo muitas coisas saborosas, pouco a pouco as noites começam a ficar mais longas trazendo o inverno novamente. É hora de celebrar a abundância, a prosperidade e agradecer aos Deuses pela fartura. 
Este Sabbath é comemorado em honra ao Deus Lugh, Deus celta do sol, das artes e do artesanato, acima de tudo guerreiro divino. Nas sociedades caçadoras,  os meninos são iniciados nos mistérios da caça nessa época do ano, são realizados torneios e jogos que têm por finalidade testar e aperfeiçoar as habilidades de caça, por isso alguns grupos celebram os jogos de Lughnasad.

Tradições de Lammas
Lammas é o festival dos grãos, pode-se usar os mais variados tipos de grãos para a comemoração do sabbath, tradicionalmente é feito um pão com grãos consagrados, depois dividido com os demais membros do grupo e consumido com vinho.
Fazemos também a boneca de milho, que representa a Deusa dos grãos e da safra, esta boneca é queimada em Lammas, e re-feita outra em seu lugar, simbolizando a renovação, Ótimo sabbath para fazer feitiços de prosperidade.

Mitologicamente
O Deus faz um sacrifício voluntário em favor da sobrevivência da comunidade, doando sua energia as sementes que brotaram, a Deusa está grávida uma nova vida está sendo gerada, para o ciclo poder continuar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário