quarta-feira, 29 de julho de 2015

Altar

Altar

Dentro da Bruxaria (mais especificamente a Wicca), o altar tem uma grande importância, ele é o foco de nossa magia, onde honramos e veneramos os Deuses ancestrais, onde fazemos nossa conexão com o divino. Ele é basicamente composto pelos quatro elementos, o altar é o ponto de ancestralidade e reconexão com a natureza. A palavra altar vem do grego altum, que significa ''lugar elevado''. Sendo assim, o ponto de elevação espiritual e comunicação com o divino. O altar é manifestação do subconsciente humano. 

Construindo um altar

Um dos grandes diferenciais da religião Wicca, é que ela te permite pensar, analisar e criticar, não existe um fundamentalismo concreto pré-imposto. Sendo assim, com o altar não é diferente. Existem várias maneiras de monta-lo, usar sua intuição é a parte mais importante do processo. Mas existem alguns ideais que se repetem entre os Wiccanianos Como: 
''A representação dos elementos da natureza (Terra, Ar, Fogo e Água), e os instrumentos magickos, podem ser dispostos nas respectivas direções do seu altar:
O elemento Terra é voltado para o Norte. O Norte representa o elemento terra e pode-se colocar pedras, cristais, plantas e coisas que representem a terra.
O elemento ar é voltado para o Leste. O Leste representa o elemento ar, coloque penas, incensos, pequenas estatuas de fadas e coisas que representem o ar.
O elemento fogo é voltado para o Sul. O Sul representa o elemento fogo, pode-se colocar, uma vela vermelha, dragões e coisas que representem o fogo.
O elemento água para o Oeste. O Oeste, elemento água, geralmente no altar é representado por um cálice. Substituível por conchas e outros objetos que representem o elemento água.
As estatuetas, instrumentos e Objetos da Deusa, ficam no lado esquerdo do altar. Os objetos do Deus do lado Direito.
Tradicionalmente o altar é voltado para o Norte, onde se estabelece o eixo magnético da terra e está ligado a energia da Deusa, mas isto não é regra. Pode ou não ser seguido. ''


Os objetos e instrumentos que compõem o altar são os mais adversos, sendo indispensáveis as representações dos quatro elementos e dos Deuses. 
O altar pode ser construído em quaisquer superfície plana fixa, como: Escrivaninha, mesa de centro, aparador, guarda roupas entre outros. Em alguns casos até mesmo no chão. Todo e qualquer objeto deve ser devidamente purificado e consagrado antes de ir para o altar.

Exemplo de altar:

    

Altar portátil 

Alguns praticantes de magia, encontram dificuldades de construir altares em suas casas, isso acontece pelos motivos mais adversos. Apresentarei a seguir um exemplo de altar simples e barato, com objetos de fácil acessibilidade. 

   Material:
  • Pedras, cristais
  • 1 pena 
  • 1 vela vermelha 
  • Conchas 
  • 1 Caixa de madeira Mdf 22x15x7




Nenhum comentário:

Postar um comentário