sábado, 7 de fevereiro de 2015

Mabon

Mabon

Mabon (também conhecido como Equinócio de Outono) é comemorado dia 21 de setembro no HN e dia 21 de março no HS, Mabon é a segunda colheita de grãos, as noites e os dias agora possuem a mesma duração. Em Mabon celebramos novamente o equilíbrio, estamos colhendo nossos frutos plantados, é hora de analisar as nossas vitórias e fracassos e refletir sobre isso, acima de tudo agradecer aos Deuses pelas bançãos que nos foram dadas. Mabon marca o período de energia mais intenso no reino animal, uma vez que todas as espécies entram no cio, enquanto outras se preparam para hibernação do inverno.
Celebramos em honra ao Deus "Mabon", Deus celta do sol e da caça, Este é o momento da colheita principal, em algumas regiões é a época de colher cereais, os Wiccanianos oferecem os primeiros e melhores frutos aos Deuses em agradecimento, Mabon é o festival de ação de graças pagão. 

Tradições de Mabon
Um costume antigo para este ritual é a cornucópia da prosperidade, na qual consiste encher um chifre (geralmente de boi) com grãos, sementes, moedas e decora-lo com simbolos e cores de prosperidade. Temos também a boneca da colheita; oferecer coisas aos deuses, agradecer e refletir sobre nossas escolhas que foram feitas ao longo do ano, é hora de celebrar o Deus, que mais uma vez doou a sua energia para a sobrevivência da comunidade. Uma tradição é colocar um cálice com vinho no centro da mesa do banquete e deixa-lo passar de mão em mão enquanto cada pessoa agradece por suas bênçãos e conquistas. 

Mitologicamente
A Deusa está gravida do Deus, ela passa de mãe para Anciã, o Deus novamente doa sua energia as sementes para que possa haver sustento e a vida continuar na comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário