sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Samhain

Samhain

Samhain (também conhecido como Ano novo pagão) é comemorado dia 31 de outubro no Hemisfério norte, e dia 1 de maio no Hemisfério sul. As noites agora estão durando mais que os dias, o inverno é certo, as pessoas começam a se preparar e a estocar alimentos para o longo e rigoroso frio que os aguardam.Neste sabbath os antigos faziam a terceira colheita, a colheita de sangue, na qual sacrificavam os animais que não irão sobreviver ao rigoroso frio, eles estocavam sua carne para que podessem se alimentar.
Celebramos e honramos nossos ancestrais, as pessoas que já se foram, sejam elas de nossa linhagem hereditária ou não. Em Samhain há algo que chamamos de "Caçada selvagem", na qual a divindade  sai caçando as almas que ficam vagando sobre a terra e levando-as para o mundo dos mortos. O vel que divide nosso reino do reino dos mortos está mais tênue facilitando o contato com seres magickos. A magia em samhain é extremamente forte e de grande eficácia, bom para se fazer divinação. A origem do Hallowen, esta grande festa que concebemos hoje, deriva dos antigos ritos e culto aos mortos Bruxescos.
É o momento ideal para términos e recomeços, chegamos ao fim de uma roda, é hora de banir aquilo que não queremos mais em nossas vidas, e no lugar por as coisas que mais almejamos. Devemos analisar nossas metas, oque alcançamos e o que não conseguimos concretizar, pois o fim da roda chegou, fazemos nossos pedidos e determinações de ano novo, pois uma nova roda se inicia e melhores coisas virão. 

Tradições de Samhain
Certamente o costume mais difundido dentro deste ritual é de fato a honra aos mortos, fazemos altares com fotos, comidas e coisas que nossos ancestrais gostavam e honramos. Uma das formas de celebrar é fazendo Jack'o Lantern, ou "abóboras de Hallowen", os antigos faziam estas lanternas para que os espiritos encontrassem o caminho até o reino dos mortos e para afugentar maus espíritos. 
Temos a corda de Samhain que consiste em pegar  três fios de lã (preto, roxo e laranja) e traçar nessa corda seus pedidos, traçamos 7 pedidos, a cada pedido damos um nó na corda, queimamos na proxima roda e re-fazemos novos pedidos
Uma das Tradições desta cerimônia se chama "ceia muda", uma refeição feita com os que partiram, dispomos um prato e lugar a mesa para os ancetrais, um rito em que ninguém fala, mas todos aproveitam o tempo para refletir sobre os que já se foram.
A meia noite acendemos uma vela laranja para guiar os espiritos em sua viagem pela terra. Samhain é um tempo ideal para terminos e recomeços, tradicionalmente fazemos um caldeirão escrito nossos pedidos de banimento e um com nossos pedidos de invocação. 

Mitologicamente
É chegada a hora da morte do Deus, ele se sacrifica e doa toda sua energia para que a comunidade sobreviva ao longo e terrível inverno, a Deusa está em seu aspecto Anciã, esta triste pela perda de seu filho e consorte, mas confortada Sabida de que ele novamente renascerá e eles se reencontrarão em uma nova vida, em um novo tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário