terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Imbolc

Imbolc

Imbolg, Olimec, Candlemas, Immilch, são estes alguns nomes que se dão a este festival pagão popularmente conhecido como Imbolc.
Imbolc é comemorado dia primeiro de fevereiro no hemisfério norte, e dia primeiro de agosto no hemisfério sul. Imbolc é a promessa da primavera, o gelo e o frio de yule já começam a diminuir,  as pessoas já estão começando a poder sair de suas casas, e aos poucos irão retomando suas vidas. Nas sociedades agrícolas esse era o momento crucial em que as familia tinham ou não alimentos suficientes até as primeiras colheitas da primavera, se houvessem o momento era de celebração, Se não tivessem ainda sim a ocasião se prestava para fazer uma festa.
Tradicionalmente este sabbath é festejado em honra a deusa Brigith, a deusa da cura, da forja, do fogo, do lar, da familia e da fertilidade.
A palavra Imbolc significa "no leite" pois marca o periodo de lactação das ovelhas e do gado, imbolc é um sabbath de recomeços, é o momento ideal para se doar coisas que não se usam mais, banir maus hábitos,  remorsos e culpas e começar a se planejar para o futuro.

Tradições de Imbolc
Imbolc é um sabbath que traz consigo muitos costumes e tradições, uma dessas tradições é a cruz de Brigith, que é amplamente usada para proteção, é um ótimo sabbath para abençoar seus objetos mágicos, acender fogueiras e fazer pedidos. Um costume deste sabbath é colher um ramo verde e deixa-lo pendurado em um lugar dentro de casa, para abençoa-la com novas energias. Colocar uma vasilha com gelo em neve, desta forma representa o declínio do frio.
Outro costume deste sabbath é a abstinência, cortar doces, carnes, qualquer tipo de sexo, refrigerantes, Internet ou algo que goste muito, durante uma semana isto serve para lhe purificar de hábitos ou vícios. 
Sabbath muito propício para se fazer pedidos.
Para fazer um pedido em Imbolc pegue uma fita que representante uma cor do sabbath, como, vermelha, laranja, branca ou amarela, formule seu pedido e amarre a fita em uma árvore. 

Mitologicamente
A Deusa se recompôs do parto de seu filho, o deus já é uma criança saudável e forte, e sobreviverá ao inverno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário