domingo, 11 de janeiro de 2015

Beltane

Beltane

Beltane também conhecido por walpurgisnacht. Beltane é o algi da primavera, o sol está forte eo verão se anuncia, já não há mais frio nem neve, agora todos podemos ver a abundância e as dádivas da deusa e do deus. 
Comemorado por volta do dia 31 de abril no hemisfério norte, e 31 de outubro no hemisfério sul, beltane é o sabbath da fertilidade; Os povos antigos fertilizavam a terra dirigindo-se até os campos e tendo relações sexuais alí, os animais entram no período de procriação e se acasalam. Época de plantio das novas safras, Beltane é um sabbath multicolorido, com muitas flores, cores e símbolos de fertilidade, algumas cores deste sabbath são: verde, amarelo, vermelho e laranja. É hora de fertilizar sua vida, seus planos e projetos, bom momento para plantar e colher, Beltane é um tempo feliz!

Tradições de Beltane
Um dos costumes mais populares deste sabbath é o mastro de Beltane, mais conhecido como Maypole. Maypole representa a fertilidade dentro de nosso ritual, ele simboliza a união do sagrado masculino, junto ao sagrado feminino. Ele é ornado com uma coroa de flores que representa a vagina da deusa, o mastro e a representação do falo do deus, enquanto fitas multicoloridas são entrelaçadas pelos participantes, até que todo o mastro esteja completamente coberto, e assim está consumada a união dos deuses.
Outro costume muito praticado neste sabbath é o ato de pular a fogueira para que possamos nos purificar e abençoar (as cinzas da fogueira de Beltane podem ser utilizadas para fins mágicos). Pode-se também colher nove gravetos de árvores diferentes enfeita-los com lindas fitas e flores e queima-los na fogueira enquanto são feitos nossos pedidos.
Tradicionalmente neste sabbath um homem e uma mulher são escolhidos para representar a deusa e o deus, serão seus porta vozes, espalhando conselhos e bênçãos durante o ritual. Essa tarefa é considerada sagrada e em geral restrita apenas para membros iniciados do grupo ou do coven.

Mitologicamente
Os deuses chegaram a puberdade, estão em plena vitalidade e se amam de modo intenso, os deuses tomam a consciência de sua sexualidade. A deusa passa de Donzela para Mãe, Beltane celebra o casamento dos deuses.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ostara

Ostara

Ostara, também conhecido como Equinócio de primavera, é comemorado por volta do dia 21 de março no hemisfério norte, e dia 21 de setembro no hemisfério sul.
É tempo de comemorar a chegada da primavera, encher sua vida de alegria e cores, a noite e o dia já possuem a mesma duração e toda natureza encontra-se em equilíbrio. O gelo e a neve de Yule já derreteram em quase toda parte, as flores já floresceram, as verduras e legumes estão começando a amadurecer. 
Ostara é o sabbath do equilíbrio, está na hora de plantar aquilo que se quer colher no futuro. 
Tradicionalmente este sabbath é festejado em honra a deusa Eostre, a deusa da primavera, das plantações, fertilidade e das flores, seus atributos sagrados são: O coelho, os ovos de Ostara e a primavera.

Tradições de Ostara
A Páscoa como conhecemos hoje possui raízes das antigas tradições de Ostara, a mais popular dentre todas elas são os ovos de Páscoa. Os ovos de Ostara são símbolos da fertilidade, eles são tradicionalmente pintados com cores e símbolos que expressam o nosso desejo, e ao final são depositados em baixo de uma árvore, ou cozidos e comidos. Outro costume de Ostara é acender uma fogueira ao nascer do sol.

Mitologicamente
O Deus cresceu tornando-se um belo jovem adulto. A deusa não mais tida como a mãe nutridora, mas sim como uma linda virgem da primavera, os deuses estão apaixonados e toda natureza encontra-se em perfeito equilíbrio e flores.



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Imbolc

Imbolc

Imbolg, Olimec, Candlemas, Immilch, são estes alguns nomes que se dão a este festival pagão popularmente conhecido como Imbolc.
Imbolc é comemorado dia primeiro de fevereiro no hemisfério norte, e dia primeiro de agosto no hemisfério sul. Imbolc é a promessa da primavera, o gelo e o frio de yule já começam a diminuir,  as pessoas já estão começando a poder sair de suas casas, e aos poucos irão retomando suas vidas. Nas sociedades agrícolas esse era o momento crucial em que as familia tinham ou não alimentos suficientes até as primeiras colheitas da primavera, se houvessem o momento era de celebração, Se não tivessem ainda sim a ocasião se prestava para fazer uma festa.
Tradicionalmente este sabbath é festejado em honra a deusa Brigith, a deusa da cura, da forja, do fogo, do lar, da familia e da fertilidade.
A palavra Imbolc significa "no leite" pois marca o periodo de lactação das ovelhas e do gado, imbolc é um sabbath de recomeços, é o momento ideal para se doar coisas que não se usam mais, banir maus hábitos,  remorsos e culpas e começar a se planejar para o futuro.

Tradições de Imbolc
Imbolc é um sabbath que traz consigo muitos costumes e tradições, uma dessas tradições é a cruz de Brigith, que é amplamente usada para proteção, é um ótimo sabbath para abençoar seus objetos mágicos, acender fogueiras e fazer pedidos. Um costume deste sabbath é colher um ramo verde e deixa-lo pendurado em um lugar dentro de casa, para abençoa-la com novas energias. Colocar uma vasilha com gelo em neve, desta forma representa o declínio do frio.
Outro costume deste sabbath é a abstinência, cortar doces, carnes, qualquer tipo de sexo, refrigerantes, Internet ou algo que goste muito, durante uma semana isto serve para lhe purificar de hábitos ou vícios. 
Sabbath muito propício para se fazer pedidos.
Para fazer um pedido em Imbolc pegue uma fita que representante uma cor do sabbath, como, vermelha, laranja, branca ou amarela, formule seu pedido e amarre a fita em uma árvore. 

Mitologicamente
A Deusa se recompôs do parto de seu filho, o deus já é uma criança saudável e forte, e sobreviverá ao inverno.