terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Esbaths

Esbaths

Os rituais de lua cheia são chamados de esbats, o termo esbat passou a ser popularmente usado no século XX. 
A palavra esbat vem do francês arcaico Esbatre, que significa ''divertir-se''.
Os Esbats são celebrações baseadas nos ciclos lunares, nesses rituais os Wiccanianos se reúnem em seus covens, ou solitariamente, e prestam culto devocional a Deusa.
Tradicionalmente os Esbats são celebrados na lua cheia, a lua cheia é o auge de sua energia, esta lua propícia energias excelentes para qualquer trabalho mágico, entre eles vale destacar, cura, divinação, profecias, e para invocar as forças que promovem o desenvolvimento e a realização.
Cada fase da lua corresponde a uma face da deusa, a lua cheia representa a face mãe da deusa; A doadora da vida, a fertilidade infinita, a poderosa e abundante mãe terra, rainha da noite, o auge de todo o poder!
Durante os Esbats honra-se a deusa, presta-se agradecimento, por bênçãos e sua presença em nossas vidas, Nesse período são lançados feitiços de acordo com as influencias lunares.
 Uma Pratica comum muito realizada durante as celebrações de esbats, é o ato de puxar a lua para baixo, trazendo a energia e a completude da deusa para dentro de  sua vida. Para puxar a lua para baixo, estenda sua mão formando uma taça, visualize sua taça enchendo de energia prata e revigorante da lua, beba dessa taça ou coloque essa energia em um lugar que você ache de extrema importância, como uma joia ritual, ou alguma parte do seu corpo que esteja passando por alguma enfermidade, e traga para dentro de você as bênçãos da deusa! 

Ritual de Esbaths
Primeiramente devemos pensar em um local para a celebração do nosso ritual, deve ser um lugar calmo que você não seja interrompido, dê preferência a bosques e lugar com bastante natureza, em última instancia caso não haja possibilidade, faça em casa mesmo. O local onde você irá celebrar seu ritual deve ser limpo tanto fisicamente quanto energeticamente, para fazer uma limpeza energética queime ervas e defume o local, ervas como sálvia, arruda, alecrim e etc. Feito isso está na hora de pensar na organização e montagem do altar, de preferência a tons brancos e cores claras, traga para dentro de seu círculo planta, flores e coisas que representem a Deusa para você. O seu altar pode ser montado em uma pequena mesa, ou até mesmo no chão, sobre uma toalha branca, o altar pode ou não ser voltado para o norte. A organização do altar fica a seu critério, se quiser pode usar com a correspondência dos quadrantes ai vai!
O Norte representa o elemento terra e pode-se colocar pedras cristais plantas e coisas que representem a terra.
O Leste representa o elemento ar, coloque penas, incensos, pequenas estatuas de fadas e coisas que representem o ar.
O Sul representa o elemento fogo, pode-se colocar, uma vela vermelha, dragões e coisas que representem o fogo.
O Oeste representa o elemento água, geralmente no altar é representado por um cálice com água, mas como é uma celebração de lua cheia, substitua a água por leite, coloque conchas, estatuetas de ninfas da água e coisas que representem a água. 
Feito tudo isso, o altar está pronto, está na hora de lançar o círculo magico, para lançar o círculo o processo é relativamente simples! 
Se dirija até o norte e invoque as forças dos guardiões dos portais, para fazer isto profiras palavras que venha do seu coração, mantendo respeito e gratidão, eu usarei um exemplo simples de invocação, você pode seguir ou não, (o círculo magico deve ser traçado no sentido horário e destraçado no sentido anti-horário).
Estenda suas mãos para cima e diga:

Quadrante do portal norte eu o evoco e peço que se faça presente, forças da terra, que frutifica e gera eu as invoco, sejam bem vindos! 

Quadrante do portal leste eu o evoco e peço que se faça presente, forças do ar, que inspiram e que sopram eu as invoco, sejam bem vindos!

Quadrante do portal sul eu o evoco e peço que se faça presente, forças do fogo, que destrói para que se possa construir eu as invoco, sejam bem vindos!

Quadrante do portal oeste eu o evoco e peço que se faça presente, forças da água, que renovam e transformam eu as invoco, sejam bem vindos!

Após fazer as invocações é hora de traçar o círculo, estenda sua mão erga seu dedo indicador e médio, direcione a energia, visualize uma esfera de prata brilhando em volta de você, vá reforçando esta esfera até que você sinta que está forte.
Obs.: O círculo não pode ser atravessado por ninguém, delimite o espaço, caso ao contrario se alguém atravessar o seu círculo será quebrado e será necessário refazer novamente, gatos conseguem atravessar o círculo sem nenhum problema.
Invoque as energias da Deusa e do Deus, diga palavras que venham do seu coração, celebre, cante, dance, e faça seus feitiços. Ao final se despeça da deusa do deus, dos quadrantes, das forças dos elementos e encerre o círculo.
Para se despedir dos quadrantes diga as seguintes palavras:

Quadrante do portal norte, forças da terra, eu agradeço e me despeço, partam em paz!

Quadrante do portal oeste, forças da água, eu agradeço e me despeço, partam em paz!

Quadrante do portal sul, forças do fogo, eu agradeço e me despeço, partam em paz!

Quadrante do portal leste, forças da ar, eu agradeço e me despeço, partam em paz!

''A grande mãe se manifesta em nós''

Loueen Anelleway

Nenhum comentário:

Postar um comentário