quarta-feira, 29 de julho de 2015

Instrumentos Magickos

Instrumentos Magickos

Na wicca são chamados de instumentos Magickos os objetos que são utilizados na pratica ritualística e religiosa para focalizar a atenção e a intenção do praticante em uma determinada ação. 
Os instrumentos mágickos são a extensão do corpo do bruxo, os objetos adicionais que compõem altar. Alguns carregam em sí uma simbologia muito especifica, associada aos elementos e aos Deuses. Auxiliam a direcionar energia, executar rituais, preparar feitiços, poções e os mais variados procedimentos mágickos. Vale destacar que a magia dos instrumentos é determinada por você, por sua força canalizadora e a sacralidade que voce deposita naquele objeto. 

Livro das Sombras

Popularmente conhecido pelo termo em inglês ''Book of Shadows'', o livro das sombras se caracteriza como um dos instrumentos Magickos mais importantes. Ele será seu livro de anotações, vivencias, e experiencias Magickas. Lembre-se, seu livro das sombras deve ser emprestado apenas para praticantes de magia de sua confiança. 


Pentáculo

Hoje em dia o Pentáculo se tornou muito popularizado dentro de religiões neo-pagãs (como a wicca) e vem sendo amplamente usado para fins magickos. Uma estrela de cinco pontas, representando os 5 elementos (Terra, Ar, Fogo, Água e Espirito), envolta por um circulo que representa a união. Está associado a todos os elementos, sendo voltada ao centro do altar. 


Athame

Um punhal de lamina dupla e cabo tradicionalmente preto. O Athame é um direcionador energético, no qual usamos para traçar círculos magickos, desenhar símbolos sagrados, fazer invocações etc. Representa a energia masculina sendo um simbolo fálico. O Athame nunca deve ser usado para cortar algo físico. O punhal está relacionado ao elemento Ar, sendo voltado ao ponto cardeal Leste. 




Varinha

Usada para direcionar energia e desenhar simbolos mágickos a varinha (também conhecida como bastão) possui um simbolismo semelhante ao do Athame. Em algumas civilizações antigas a varinha era fabricada a partir de árvores sagradas
como: Aveleira, Carvalho, Macieira, Freixo, Espinheiro, Sabugueiro, Acácia, Loureiro, etc. Entretanto, a varinha pode ser fabricada a partir de qualquer árvore, desde que se peça permissão para a retirada do galho no qual vai ser feito a varinha, e deixe uma pequena oferenda ao espirito da árvore. 
 A varinha é um simbolo fálico e está relacionada ao Elemento Fogo, sendo voltado ao ponto cardeal Sul. 


Cálice 

O Cálice é usado para conter a água que ficará em nosso altar, o vinho e os líquidos dos rituais. Está relacionado ao sagrado feminino, representa o útero da Deusa, tradicionalmente usado no 'Grande Rito' ao final dos rituais, que simboliza a união da Deusa e do Deus, com o ato de mergulhar o Athame no liquido contido no Cálice. O Athame pode ser feito dos mais váriados materiais como: Metal, cristal, madeira, pedra, vidro, prata etc. O Cálice está relacionado ao Elemento Água, sendo voltado ao ponto cardeal Oeste.  


Caldeirão 

O Caldeirão é usado para acessar o fogo sagrado, queimar pedidos, preparar suas poções, meditar e estabelecer conexão com a Deusa Mãe, a Grande Senhora do Úteros Sagrados. Tradicionalmente feito de ferro, possui três pés que representam as três respectivas faces da Deusa (Jovem, Mãe e Anciã). Está relacionado aos quatro elementos, sendo voltado ao centro do Altar. 


Vassoura

A Vassoura é amplamente usada dentro da Bruxaria para limpar espaços físicos, energéticos, abrir portais etc. Simboliza a união da Deusa (representada pela palha) e do Deus (representado pelo cabo). Em algumas civilizações antigas era comum Bruxas utilizarem vassouras em seus ritos de celebração a natureza, pulando as vassouras em meio a plantação, elas acreditavam que quanto mais alto pulassem maior seria a fertilidade e abundancia da colheita. Essa tradição levou a crença moderna de que bruxas voam em vassouras. Nos rituais matrimoniais os casados saltam (com as mãos dadas) uma vassoura deitada no chão para marcar o inicio da união.


Bolline

Conhecido como kerfan na tradição galesa, O Bolline é uma faca de cabo tradicionalmente branco, utilizada para colher e cortar ervas, gravar símbolos nas velas, fatiar alimentos etc.


Sino

Marca o inicio e o termino das práticas ritualísticas, pode ser usado para invocar seres especifico, induzir os praticantes a um estado meditativo e purificar ambiente. O Sino está associado ao elemento Ar, sendo voltado ao leste no Altar. 



Altar

Altar

Dentro da Bruxaria (mais especificamente a Wicca), o altar tem uma grande importância, ele é o foco de nossa magia, onde honramos e veneramos os Deuses ancestrais, onde fazemos nossa conexão com o divino. Ele é basicamente composto pelos quatro elementos, o altar é o ponto de ancestralidade e reconexão com a natureza. A palavra altar vem do grego altum, que significa ''lugar elevado''. Sendo assim, o ponto de elevação espiritual e comunicação com o divino. O altar é manifestação do subconsciente humano. 

Construindo um altar

Um dos grandes diferenciais da religião Wicca, é que ela te permite pensar, analisar e criticar, não existe um fundamentalismo concreto pré-imposto. Sendo assim, com o altar não é diferente. Existem várias maneiras de monta-lo, usar sua intuição é a parte mais importante do processo. Mas existem alguns ideais que se repetem entre os Wiccanianos Como: 
''A representação dos elementos da natureza (Terra, Ar, Fogo e Água), e os instrumentos magickos, podem ser dispostos nas respectivas direções do seu altar:
O elemento Terra é voltado para o Norte. O Norte representa o elemento terra e pode-se colocar pedras, cristais, plantas e coisas que representem a terra.
O elemento ar é voltado para o Leste. O Leste representa o elemento ar, coloque penas, incensos, pequenas estatuas de fadas e coisas que representem o ar.
O elemento fogo é voltado para o Sul. O Sul representa o elemento fogo, pode-se colocar, uma vela vermelha, dragões e coisas que representem o fogo.
O elemento água para o Oeste. O Oeste, elemento água, geralmente no altar é representado por um cálice. Substituível por conchas e outros objetos que representem o elemento água.
As estatuetas, instrumentos e Objetos da Deusa, ficam no lado esquerdo do altar. Os objetos do Deus do lado Direito.
Tradicionalmente o altar é voltado para o Norte, onde se estabelece o eixo magnético da terra e está ligado a energia da Deusa, mas isto não é regra. Pode ou não ser seguido. ''


Os objetos e instrumentos que compõem o altar são os mais adversos, sendo indispensáveis as representações dos quatro elementos e dos Deuses. 
O altar pode ser construído em quaisquer superfície plana fixa, como: Escrivaninha, mesa de centro, aparador, guarda roupas entre outros. Em alguns casos até mesmo no chão. Todo e qualquer objeto deve ser devidamente purificado e consagrado antes de ir para o altar.

Exemplo de altar:

    

Altar portátil 

Alguns praticantes de magia, encontram dificuldades de construir altares em suas casas, isso acontece pelos motivos mais adversos. Apresentarei a seguir um exemplo de altar simples e barato, com objetos de fácil acessibilidade. 

   Material:
  • Pedras, cristais
  • 1 pena 
  • 1 vela vermelha 
  • Conchas 
  • 1 Caixa de madeira Mdf 22x15x7